sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O Forte das Terras Marginais - Old Dragon - Resenha

Atualmente tenho jogado muitos jogos novos e expandindo minhas experiências com o rpg. Conheci Old dragon da Redbox a pouco tempo e já me maravilhei com o jogo que trás de volta aquele gostinho old school que eu tive quando comecei como o rpg.

Sem mais delongas, usarei este post para falar um pouco sobre o primeiro suplemento de aventuras lançado especialmente para o sistema.


 O Forte das Terras Marginais é uma aventura introdutória para personagens de 1º a 3º nível feito por Rafael Beltrame e com a arte do talentoso Dan Ramos. Ela adapta o clássico "The Keep on the Boarderlands", lançado no fim dos anos 70 pela TSR para o antigo Dungeons & Dragons, de autoria do "amado mestre" Gary Gygax.

No  verso do livro, uma pequena sinopse mostra o seguinte texto:

"Proteja o Forte das forças do caos.
O pacato Forte das Terras Marginais é um dos últimos bastiões da civilização nestas terras inóspitas, habitadas por monstros e bandidos da pior espécie. Nos arredores, a mão tenebrosa das forças do caos de organizam."


As primeiras páginas do livro mostram um sumário bem detalhado e uma ótima introdução, explicando ao leitor de forma clara sobre o que se trata o livro, bem como a função dos jogadores, do mestre e como narrar um rpg no modo "old school".

Após este capítulo dedicado à introdução, seguem mais quatro capítulos, cada um descrevendo um dos locais da aventura, com mapas muito bem desenhados e explicação detalhada de cada sala.

O livro termina com um apêndice cheio de ferramentas de jogo, com a ficha completa de cada monstro encontrado no livro e com cinco personagens de 3º nível prontos para jogar.

Mesmo se tratando de uma adaptação de material já existente, Rafael Beltrame colocou várias "pitadas" de seu talento e conhecimento, gerando uma aventura única e desafiadora. Me atrevo até a dizer que gostei mais desta do que da original, embora tenha apenas lido o material gringo.

Após jogar: o livro ficou muito bem organizado, com as fichas resumidas dos monstros na mesma página das salas descritas. Adorei os "quadradinhos" das fichas para marcar os danos sofridos pelos monstros. Minha turma curtiu muito o livro e se divertiu demais.

Bom galera, é isso! Isso é o que tenho a falar desta aventura muito bem feita que está disponível para venda no site da Redbox http://redboxeditora.com.br/ em vários formatos, como o livro físico, livro físico + pdf, somente o pdf e o pacote econômico que junta por um ótimo preço esta aventura e a Cripta do Terror, da qual falarei aqui no blog em breve.

O preço desta aventura, bem como de todo o material desenvolvido para o Old Dragon é muito mais acessível do que vários outros títulos do gênero e não perde em nada para nenhum material mais famoso e caro.

Espero que tenham gostado. Um grande abraço e até a próxima!

2 comentários: