sexta-feira, 19 de abril de 2013

Guerra dos Tronos RPG - Fotos + Resenha


Fala galera!
Com vocês, a resenha do livro Guerra dos Tronos RPG, escrito por Robert J. Schwalb, pela Green Ronin Publishing, traduzido e distribuído no Brasil pela Jambô editora. Ao longo da resenha, postarei algumas fotos tiradas do livro.

Espero que curtam a resenha e o livro.


Bem, a primeira vista, o livro se parece mais com um livro de literatura do que um livro de RPG, devido ao design, tamanho e páginas internas, achei muito legal isso.


A arte da capa do livro é muito bonita e retrata um dos momentos históricos da série, que não vou falar para não dar spoiler. O miolo do livro é preto e branco e usa o mesmo papel utilizado nos romances da série. Não parece muito indicado para um livro com o qual teremos que folhear várias vezes. O papel não é muito resistente para isso. Se a Jambô vendesse o pdf do material, este problema poderia ser amenizado.

Seguindo então ao conteúdo do livro, ele possui 288 páginas divididas em 11 capítulos, terminando com um índice remissivo e por fim a ficha de personagens.

A contra capa do livro trás uma breve apresentação do livro, mostrando o que o leitor deve esperar de seu conteúdo. Ao final desta página, está destacada uma das melhores frases de efeito da série: "Quando você joga o jogo dos tronos, você vence ou morre. Não há meio termo." - Cersei Lannister, bem como o lema da casa Targaryen: ¨Fogo e Sangue. Aqui também são encontrados os escudos das casas principais da série.
Sem mais delongas, vamos à resenha:


Capítulo I - Sobre Westeros:
Após uma breve introdução, o primeiro capítulo do abre o livro com uma descrição do cenário geral e histórico da criação das casas nobres, uma a uma. Neste capítulo, nos são apresentados alguns fatos históricos importantes que auxiliam muito o entendimento do cenário.

Capítulo II - Regras:
O segundo capítulo traz uma explicação das regras gerais, bem como os diferentes tipos de testes (básico, prolongado e disputado), regras para modificadores, prestar auxílio e ganhar bônus nos testes por tempo adicional de preparação. Este capítulo termina com uma apresentação de nove arquétipos de personagens prontos para serem usados em jogo (batedor, cavaleiro errante, cavaleiro sagrado, escudeiro, herdeiro, jurado aos deuses, meistre, nobre e servo).

Capítulo III - Criação de Personagens:
Este capítulo traz um passo a passo em sete passos para a criação de personagens, explicando tudo que é preciso saber para criar a sair jogando. Os personagens em Guerra dos Tronos RPG são separados por categorias de idade (criança, adolescente, jovem, adulto, meia idade, velho, muito velho e venerável), recebendo diferentes pontuações e experiência para habilidades, especialidades, vantagens, desvantagens, destino e etc... Neste capítulo também são apresentados os papéis dos jogadores, que funcionam como classes nos rpgs clássicos. São cinco no total (especialista, guerreiro, ladino, líder e planejador) e cada uma delas apresenta uma série de habilidades sugeridas para personalizar os estilos de personagens, inclusive para personagens "multi-classes". Por fim, este capítulo mostra as diferentes formas de recompensa dos jogadores (experiência, riqueza e glória) e os custos para evoluir os atributos.


Capítulo IV - Habilidades & Especialidades:
O quarto capítulo nos apresenta de forma bastante clara e exemplificada às habilidades (Agilidade, Astúcia, Atletismo, Conhecimento, Cura, Enganação, Furtividade, Guerra, Idioma, Ladinagem, Lidar com animais, Luta, Percepção, Persuasão, Pontaria, Sobrevivência, Status, Vigor e Vontade) utilizadas no jogo, bem como as várias especializações de cada uma e sugestões de como utilizá-las em jogo, com algumas regras adicionais.

Capítulo V - Destino & Qualidades:

As regras para os vários tipos de uso doa preciosos e decisivos Pontos de destino nos são apresentadas no quinto capítulo. Aqui também nos é apresentada uma longa lista com as qualidades, separadas entre os benefícios e as desvantagens, que ajudam a refinar os personagens, tornando-os únicos e com habilidades especiais.

Capítulo VI - Casa & Terras:
Um dos melhores (senão o melhor) capítulos do livro, este nos mostra tudo o que é preciso saber para se montar sua própria casa nobre em Westeros, desde os recursos e as terras, passando pela história, lema, brasão, família e agregados das casas, até a construção de estruturas defensivas, como muros, castelos, torres e etc. Também trata da construção de vários tipos diferentes de unidades de exército, tudo explicado de forma bastante clara, intuitiva e divertida. Este capítulo nos mostra uma forma muito interessante de construir a casa em conjunto com os jogadores, facilitando na ambientação e criando vários ganchos narrativos. No final do capítulo estão presentes regras para os eventos que afetam a casa, modificando seus atributos, como riqueza, população, terras e etc.

Capítulo VII - Equipamento:

Aqui nos são apresentados os tipos e valores dos equipamentos comumente encontrados em Westeros. Neste capítulo é tratado sobre o montante de dinheiro inicial de cada personagem, bem como seus equipamentos pessoais, armas, armaduras, montarias e venenos.


Capítulo VIII - Intriga:
Este maravilhoso capítulo nos ensina as regras para resolver os vários conflitos de intriga existentes no jogo. O conflito se divide em dez passos (Tipo, Cena, Objetivo, Postura, Iniciativa, Técnica, Interpretação, Ação, Repetição e Resolução), e cada um deles é tratado separadamente e explicado de forma muito clara. Só de ler estas regras e os exemplos que as acompanham, já é possível ter um gostinho do clima apresentado nos romances e na série.

Capítulo IX - Combate:

O capítulo nove nos ensina tudo sobre os combates presentes no jogo, apresentando uma mecânica totalmente descomplicada e intuitiva. Aqui são apresentadas as estatísticas gerais do combate, das armas e armaduras, bem como a estrutura de um combate (Campo de Batalha, Detecção, Iniciativa, Ação, Repetição e Resolução), regras para o dano, recuperação e diferentes tipos de torneios. Enfim, bastante completo e de fácil aprendizado.

Capítulo X - Guerra:

O décimo capítulo, nos ensina as regras para guerrear entre as casas. Sendo uma modalidade do combate, porém em larga escala. Aqui aprendemos os fundamentos da guerra, os componentes da guerra, e a anatomia da guerra (Camo de Batalha, Posicionamento, Diplomqcia & Termos, Iniciativa, Armas de Cerco, Primeiras Ações dos Jogadores, Ordens, Segundas Ações dos Jogadores, Resolução de Ordens Contínuas, Repetição e Resolução & Consequências), terminando com regras avançadas. Tudo bem estiloso.

Capítulo XI - O Narrador:
O capítulo final do livro traz um guia para o narrador conduzir uma campanha em Westeros. Neste capítulos são tratados vários assuntos de extrema importância para o jogo e que auxiliam de forma significativa a vida do mestre. Este capítulos também são apresentados outros estilos de jogos, como por exemplo o modo no qual cada jogador controla uma casa e elas interagem entre si, disputando poder e o controle sobre Westeros. Este capítulo também traz alguns npcs prontos para auxiliar o narrador e trata da rara magia utilizada no cenário.


Este é um excelente rpg e a Jambô acertou em trazê-lo para o Brasil. Recomendo formente para você que é fã do cenário, ou mesmo que não seja mas goste de aventuras medievais e esteja querendo jogar algo diferente de matar e pilhar.

O jogo utiliza apenas dados de seis lados (d6), e tem um preço acessível. Vale a pena tê-lo em suas prateleiras.

Espero que tenham gostado da resenha e peço desculpas pelo tempo em que fiquei ausente no blog. Até a próxima galera!



16 comentários:

  1. Cara, estou doido para colocar a mão nesse livro! Juntar duas paixões numa só é incrível! Abraços!

    Nerito
    http://www.oguardiaodehistorias.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Nerito!
      Então, compre que realmente vale muito a pena.
      É um livro excelente que apresenta um sistema muito bem feito que se encaixa perfeitamente ao proposto pelo cenário visto nos livros e na série.
      Obrigado por ter lido e que bom que gostou. Em breve postarei a construção da minha casa nobre, fichas dos personagens e relatos de sessão.

      Excluir
  2. Cara muito legal mesmo esse livro. Vi hoje na saraiva quando procurava por outros livros. Só tem um porém, nunca joguei rpg de mesa, kkk vou ter que aprender sozinho kkkk
    Valeu pela resenha do livro, Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você comprou ele cara?
      Que, show, temos um iniciante no rpg!
      Se quiser podemos marcar alguma mesa on line!
      Qqr coisas é só falar!
      Valeu por ter lido e que bom que gostou!
      Seja bem vindo ao rpg. Espero que chegue para ficar.

      Excluir
    2. Ainda não comprei, pq estou terminando agora o quinto livro da série. Mas to super ansioso pra comprar e pra jogar. Eu sei mais ou menos como jogar, porque fui procurando na net. Cara, seria um prazer aprender com vc man, kkk, eu nao conheço ninguém que jogue kkk. Obrigado ^^

      Excluir
    3. Show cara!
      Dependendo do lugar que você morar, pode ser que eu conheça alguém para te apresentar o jogo!
      Me aiciona lá no face "Lyonn Jarrie" que depois a gente marca uma mesa on line!
      Mais uma vez, bem vindo ao viciante mundo do RPG!

      Excluir
    4. Sou de SP kkk, pode deixar, vou te adicionar hoje mesmo.
      Cara muito obrigado pela ajuda, pode ter certeza que estou animado pra conhecer mais do mundo RPG.

      AH, e antes que me esqueça, parabéns pelo blog, é muito bom, estou lendo seus posts agora kkk.

      Abraços!

      Excluir
    5. Opa, valeu Thiago!
      Que bom que você está gostando!
      Será uma honra te ajudar no que precisar!
      Obrigado por estar lendo e continue acompanhando!!!

      Excluir
  3. Prezados!

    Também sou iniciante e acho muito bacana! Porém sou um simples newbie :) Lyonn add você no face, para todos que queiram meus contatos podem ser encontrados aqui http://jefersonsilveira.com fiquem a vontade para add.

    Abraço e sucesso a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeff, vamos combinar sim!
      Jogamos vc, o Thiago, eu e mais uns dois ou três!
      Marcamos uma sessão só pra eu passar a mecânica do jogo e construírmos as fichas e a casa.
      Depois postamos tudo aqui e marcamos a primeira sessão de jogo!
      Vou ver com o Thiago no Face se ele ainda está interessado!
      Obrigado por ter lido e até +!

      Excluir
    2. Perfeito! Ficarei no aguardo. 2iC intalado e tu adicionado :)

      Abraço!

      Excluir
    3. Bom dia Lyonn e Jeff, estou interessado sim kkk, só precisamos marcar um dia pra não termos contratempos kkkkk
      Ansioso para começar a jogar. Obrigado novamente Lyonn pela ajuda, e pelos posts muito bons.

      Abraços!

      Excluir
    4. Show então!
      Deixa só virar o mês que eu terei as noites livres e então poderemos finalmente marcar para jogar!

      Excluir
    5. Boa tarde Lyonn, tudo tranquilo?
      Advinha só cara, chegou hoje o livro. To mega feliz cara, vou começar a lê-lo assim que terminar o quinto livro da série kk

      Abraços!

      Excluir
    6. Show Thiago!!!
      Saboreie ele!
      É um jogo excelente!
      Qualquer dúvida, me esforçarei ao máximo pra entender!!
      Grande abraço!!!

      Excluir