sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Adaptação de Naruto para Savage Worlds - Versão beta! Novas regras, vantagens e alguns Jutsus!

Fala galera!
Dando continuidade à minha adaptação do anime Naruto para o sistema Savage Worlds, estou trazendo para vocês algumas novas regras, vantagens e os primeiros jutsus. Os mais básicos.
Antes de começar com a adaptação, gostaria de informá-los que todas as mecânicas postadas aqui no blog, passam por um breve playest, mesmo que envolvendo somente um ou dois jogadores. Mas isso já dá pra ter uma boa ideia de como o sistema se encaixa perfeitamente ao cenário, com pouquíssimas alterações.
Espero que gostem do projeto e que critiquem, dando sugestões para que eu possa sempre melhorá-lo. 
Ao final do projeto, colocarei todo material desenvolvido em um pdf e neste constarei os nomes daqueles que por ventura venham a me auxiliar em algum ponto desta.

Sem mais delongas, curtam mais um pedaço da adaptação.



Alteração de Regra:

Bem galera, a única alteração aqui é na verdade uma pequena mecânica de jogo que serve para dar um gostinho melhor às batalhas, aumentando mais um pouco a imersão no cenário.
O ninja começa com um elemento de chakra gratuitamente. Ele pode escolher livremente entre: Suiton (Águra), Katon (Fogo), Raiton (Raio), Doton (Terra) e Fuuton (Vento).
Cada elemento de chakra é especificamente mais efetivo contra um determinado tipo de elemento, sendo igualmente fraco contra um outro tipo, conforme a imagem.


Novas Vantagens:

Bem galera, adicionei mais duas vantagens que acho interessantes para o cenário. São elas:

Elemento de Chakra Adicional:
Requisitos: nenhum.
Uma vez por estágio, o personagem pode comprar esta vantagem que lhe permite dominar o chakra de um elemento adicional e com isso ser capaz de aprender jutsus que envolvem tais elementos.
Ninjas mais fortes conseguem dominar dois elementos. Dominar três elementos é uma tarefa rara. Quatro ou cinco elementos é um feito grandioso, digno dos shinobis mais brilhantes que já habitaram o cenário.

Contrato de Invocação:
Requisitos: nenhum.
O ninja faz um contrato com uma espécie para que possa invocá-la para ajudar em batalhas. O animal invocado não se torna escravo do ninja invocador. Eles têm um contrato e o ser invocado pode perfeitamente se negar a ajudar se ele não julgar interessante prestar tal auxílio.
É muito raro no universo de naruto, mas com a permissão do mesmo, o personagem pode comprar esta vantagem outras vezes e assinar novos contratos.
Além desta vantagem, o personagem deve comprar a vantagem Novo Poder e aprender a técnica Kushyiose no Jutsu (Jutsu de invocação) para poder fazer esta invocação, contudo, caso faça novos contratos não precisará aprender novamente o jutsu de invocação, uma vez que já o dominou uma vez.
O contrato é feito assinando por intermédio de um ninja mais experiente que possua contrato com a mesma espécie. Este ninja invoca um pergaminho e o ninja contratante assim seu nome no mesmo usando seu próprio sangue. Após o contrato realizado, o ninja deve então aprender o jutsu de invocação.

LISTA DE JUTSUS E TÉCNICAS:

Por último, os primeiros jutsus adaptados. Creio eu que os jutsus serão a parte mais trabalhosa e também mais divertida de todo o projeto (além de jogar, é claro)!
Selecionei aqui alguns dos jutsus mais usados no anime. É apenas a primeira parte de uma grande lista. Após testá-los algumas vezes, fiz algumas modificações, deixando-os da maneira que serão apresentados abaixo. 

Andar sobre Superfícies:
Estágio: Novato
Pontos de Chakra: 1 ou 2
Duração: 1 cena
Descrição: esta habilidade é muito útil e utilizada por praticamente todos os shinobis no universo de Naruto. Para utilizar este poder durante uma cena inteira o ninja precisa simplesmente anunciar sua intenção e gastar os pontos de chakra relativos. Isso é uma ação livre.
Este poder custa um ponto de chakra e para superfícies sólidas e dois pontos para superfícies líquidas.
Se o personagem for abalado enquanto controla o chakra desta forma, ele deve parar em um teste de Espírito para não ter seu efeito cortado.
Caso o efeito seja cortado, o ninja pode fazê-lo novamente com outra ação livre e gastando novamente os pontos de chakra para a técnica.

Bunshin no Kutsu (Jutsu dos Clones) [Nin]:
Estágio: Novato
Pontos de Chakra: 2 + 1 por clone adicional
Duração: 1 cena ou até ser dispersado.
Descrição: o personagem cria imagens ilusórias de si mesmo para confundir seus oponentes. Estas imagens andam, falam, têm cheiro e são tangíveis da mesma forma que o ninja. Elas podem andar, falar e realizar ações simples.
O clone se dissipa se for abalado ou se o usuário do jutsu ficar inconsciente. O custo para utilizar este jutsu é de 2 + 1 ponto por clone. O ninja consegue um clone adicional por ampliação no teste.

Henge no Jutsu (Jutsu de transformação) [Gen]:
Estágio: Novato
Pontos de Chakra: 3-5
Duração: 1 cena ou 10 minutos
Descrição: o personagem se transforma em outra pessoa que conheça. Ele também pode imitar a voz da pessoa desde que já tenha ouvido pelo menos uma vez a voz da pessoa.
O custo do jutsu é 3 pontos, mais um por diferença de tamanho entre os alvos, até uma diferença de tamanho de 2, que é o máximo que um personagem pode emular com seu corpo.
Para perceber este jutsu por meios normais, o oponente precisa fazer um teste de Perceber com -2 ou -4 com uma ampliação no jutsu. Se o oponente não estiver familiarizado com a pessoa em quem o ninja se transformou, adicione outra penalidadde de -2 ao teste de perceber.
O jutsu se desfaz se o personagem ficar inconsciente.

Kai (Libertar) [Nin]:
Estágio: Novato
Pontos de Chakra: 3
Duração: instantânea
Descrição: o personagem usa esta técnica para dissipar genjutsus do oponente. Para tal, é feita uma rolagem resistida entre as duas técnicas. Se o usuário já estiver sob os efeitos do jutsu que deseja dissipar, o teste é feito com uma penalidade de -2. Para usar esta técnica o personagem precisa estar ciente do genjutsu.
Personagens abalados não podem utilizar esta técnica.

Kawarimi no Jutsu (Jutsu de Substituição) [Nin]:
Estágio: Novato
Pontos de Chakra: 2
Duração: instantânea.
Descrição: este é um ninjutsu defensivo com o qual o ninja pode quando for atacado se substituir por um objeto, como por exemplo um tronco de árvore e etc. O inimigo ataca o objeto em vez de ataca o usuário do jutsu.
Como uma ação livre, o ninja faz um teste de Ninjutsu e o oponente sofre uma penalidade em testes de Taijutsu, Arremessar e Atirar de -2 com um sucesso e -2 adicionais por ampliação. Se o inimigo errar o ataque ele acerta o objeto substituído e o usuário aparece em outro lugar dentro de um raio igual a sua movimentação.
Esta técnica pode ser combinada com manobras como Defesa ou Defesa Total, entre outras.

Katon: Goukakyu no Jutsu (Estilo Fogo: Jutsu Bola de Fogo):
Estágio: Novato
Pontos de Chakra: 2
Duração: instantânea
Descrição: enchendo os pulmões de ar e os misturando com seu chakra o ninja é capaz de soprar uma bola de fogo contra seu adversário.
Este jutsu requer que o ninja domine o elemento fogo (katon), causa 2d6 pontos de dano e pode ser disparado até três vezes no mesmo turno, pagando-se seu custo novamente.
O personagem também pode concentrar mais chakra e soltar um único ataque com 3d6 de dano por 3 pontos de chakra.
O personagem poderá rolar apenas um dado selvagem, independente do número de bolas de fogo. O alcance desta técnica é 12/24/48.

Kushyiose no Jutsu (Jutsu de Invocação) [Nin]:
Estágio:
Novato
Pontos de Chakra: 4+
Duração: 1 cena.
Descrição: este jutsu necessita da vantagem Contrato de Invocação é com ele é possível invocar uma criatura da espécie cujo personagem fez o contrato. O ser invocado não é um escravo do ninja, tampouco acatará suas ordens sem pestanejar. Ele só ajudará se for sua própria e legítima vontade.
Para invocar, o ninja precisa fazer os selos apropriados e usar um pouco de seu sangue.
Em um sucesso, o ser invocado é posicionado em qualquer ponto dentro do alcance do jutsu. Em uma ampliação, o ser é mais durável e ganha a habilidade Robusto. Ele age na carta de iniciativa do ninja e recebe uma ação imediata assim que é convocado.
Todos os invocados são Extras. Um personagem pode aprender esse jutsu no Estágio Novato, mas ele não pode conjurar seres mais poderosos até ele atingir o Estágio apropriado. O custo em Pontos de Chakra depende do tipo de ser que o personagem deseja invocar.
Um ninja de Estágio suficiente para conjurar um ser mais poderoso pode, ao invés disso, escolher conjurar seres adicionais de um Estágio menor com o mesmo custo. Para cada re­dução no Estágio, ele ganha uma invocação adicional. Por exemplo, um ninja Veterano pode gastar 6 Pontos de Chakra para conjurar um animal permi­tido de Estágio Veterano, dois permitidos de Estágio Experiente ou três de Estágio Novato. Seres invocados por um único jutsu precisam ser todos do mesmo tipo.
O custo para a invocação depende o nível do ser invocado, sendo 4 para Iniciante, 5 para Experiente, 6 para Veterano, 7 para Heróico e 8 para Lendário.

Pronto galera, por enquanto é só!
Espero realmente que estejam curtindo. Recebi vário feedbacks legais da galera que leu a primeira parte e algumas ideias que poderei adotar para a adaptação.
Espero mais sugestões e na próxima postagem apresentarei algumas armas, novos jutsus e alguns jutsus de clãs. Depois desta, narrarei uma pequena aventura playtest on line para ver se realmente o sistema está rodando bem!
Interessados entrar em contato, pretendo narrar para três jogadores formando um time de genins. Muito basicão, apenas para playtest e para que alguns de vocês vejam como tudo está ficando. Depois desta aventura, postarei aqui o relato e as observações relevantes feitas por mim e pelos jogadores de playtest.
Um grande abraço a todos e continuem acompanhando.
Até a próxima!!!

14 comentários:

  1. maneiro hein!... vale um pdf depois =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter um sim!
      Com certeza!
      Só vai demorar um pouco, pois está muito cru.
      Quando estiver tudo pronto e redondinho eu disponibilizarei um pdf maneiro!!!
      Obrigado por ter lido e continue acompanhando!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Fala Lyon, tá muito legal a adaptação. Vou experimentar com meu grupo ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, seria uma honra pra mim se você o experimentasse.
      faça isso por favor e me conte suas impressões e possíveis sugestões de melhoras.
      Nos próximos dias eu postarei a terceira parte, com os jutsus de clãs, armas ninja e etc.
      Continue acompanhando e um grande abraço.

      Excluir
  3. Grande Lyonn, tudo bem? Olha, eu estou montando uma mesa pequena com duas pessoas, acredito que vou jogar com um carta selvagem para fechar o grupo, bem no estilo do Naruto, onde os Genin são designados em trios para as missões. Só fiquei com alguma dúvida já no processo de criação de personagens. Quando um jogador for escolher entre as técnicas ninja (Genjutsu, Ninjutsu e Taijutsu) que equivalem as Perícias, o uso delas são para testes de identificação, aplicação de tecnica de luta, no caso do Taijutsu, e para aprendizagem de Jutsus certo? E nos Jutsus, seria interessante colocar nas descrições deles de que perícias eles são originais? Pois, o Henge no Jutsu e o Kawarimi no Jutsu não são Jutsus do Genjutsu (Ilusão)?

    Espero ter sido claro no dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Rodrigo, td bem?
      Primeiramente, sim, os testes são feitos para identificar, executar, aprender e etc...
      Quanto a colocar a perícia associada, eu fiz isso na primeira parte (Taijutsu - Agilidade, Ninjutsu -
      Astúcia e Genjutsu - Espírito) e colocarei na descrição de cada técnica quando terminar a adaptação.
      Creio que sua outra dúvida tenha sido o fato de eu colocar o Kawarimi como um ninjutsu em vez de classificá-lo como um Genjutsu.
      Se for isso, na minha concepção, bem como na Wiki Naruto (http://pt-br.naruto.wikia.com/wiki/Kawarimi_no_Jutsu) e em outras fontes pelas quais recorri para esta adaptação, ele se enquadra como Ninjutsu, contudo, nada impede que você o classifique desta forma.
      Só gostaria de salientar, que deixando os três jutsus básicos baseados em perícias diferentes, você dá oportunidades para personagens mais diversificados terem acesso aos mesmos.
      Espero ter sido claro. Se não, refaça a pergunta que eu terei o maior prazer em responder.
      Outra coisa: semana que vem postarei a parte dos jutsus de clã e linhagens avançadas. Acabei atrasando devido ao evento marcado para amanhã (25/08/13) na minha cidade.
      Semana que vem eu retomo o trabalho.
      Grande abraço e espero que goste e continue acompanhando.

      Excluir
    2. Fala Lyonn, tudo bem?

      Olha, dúvidas exclarecidas. Além diso concordo com seu ponto de vista sobre os Jutsus (Taijutsu, Genjutsu e Ninjutsu) básicos, com certeza dá mais oportunidade para personagens diversificados.

      Com certeza ficarei acompanhando de perto sua adaptação, e irei reportando os pontos positivos derivados dos meus jogos. Terei o maior prazer em compartilhar a experiência.

      Excluir
    3. Blz Rodrigo. Qualquer dúvida estamos aqui!
      Por favor, me reporte tudo que encontrar. Pontos positivos, negativos e etc...
      Obrigado por estar acompanhando!!!
      Grande abraço e até mais!

      Excluir
    4. Fala Lyonn. Pode deixar vou anotando e pegando também com os jogadores o feedback. Estou conversando com o Pep que inclusive participa aqui também, e com o George da lista de discussão da Retropunk, e trocamos muitas idéias sobre o Naruto. O George inclusive recomendou a sua adaptação que estou usando como base, e também já comprei o Livro Secreto do Confronto, que com certeza dá umas dicas legais. O que estava com receio era de como iniciar a aventura, mas o pessoal me passou muitos toques maneiros.

      Deixo um forte abraço e vamos nos falando.

      Excluir
    5. Que bom Rodrigo.
      É muito bom ver que está sendo útil para alguém!
      Só uma coisa. Me manda o e-mail da lista da Retropunk. Por mais incrível que possa parecer, eu ainda não estou na lista.
      Grande abraço e até a próxima!

      Excluir
  4. Olá!
    Cara, está ficando MUITO bom. Continue com o trabalho e focando a primeira metade do Anime (sem Bijuus ou jutsus destruidores de planetas como anda agora no mangá). Depois vc passa pras aloprações, como os Edo Tensei. XD

    Até and Bye...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa tio Lipe, obrigado!
      Então, minha ideia é essa, fazer primeiro o basicão e depois ir me aprofundando.
      Eu precisei interromper um pouco a adaptação por falta de tempo entre outros fatores, contudo, espero que mês que vem eu retorne com o gás total.
      Grande abraço e continue acompanhando!

      Excluir
    2. Olá!
      Rapaz, eu resolvi continuar a sua ideia. Já escrevi o básico q vc criou lá no meu blog e estou expandindo os Jutsus. Depois vê lá no Papo de RPGista. ;)

      Até and Bye...

      Excluir
    3. Show, continue o trabalho que eu não ando tendo tempo para dar continuidade.
      Se precisar de ajuda estarei à disposição.
      Grande abraço e até a próxima!

      Excluir