Sábadão é dia de RPG e como eu
estava esperando por um sábado que fosse possível juntar a galera e jogar
tranquilamente. Infelizmente dois dos nossos jogadores não puderam comparecer e
tivemos que iniciar sem eles.
A aventura durou mais de quatro
horas. O roleplay rolou muito bem apesar do cenário não ser o mais indicado
para isso. Os combates também se desenvolveram de forma muito bem fluída e
divertida, dando um gostinho muito “Resident Evil” para a aventura.
Este post trás um resumão geral
da aventura, bem como algumas considerações.
Cena introdutória: A Equipe Alpha entra em cena.
Nesta cena inteiramente
interpretativa os personagens foram acordados de madrugada e chamados para o
serviço em caráter de emergência. A ligação foi feita pelo capitão Wesker em
pessoa. Ele não deu maiores informações sobre o motivo do acionamento
repentino.
Chegando à delegacia da cidade de
Raccoon, os personagens caminham juntos até a sala dos S.T.A.R.S. e presenciam
uma discussão entre o capitão Wesker e o chefe de polícia Brian Irons. Irons
chamava a atenção de Wesker dizendo que a culpa era dele, pois foi ele quem
enviou a equipe bravo para esta missão estúpida.
Wesker diz que a equipe dele era
a mais indicada para a missão e que mandaria o esquadrão alpha para
encontrá-los.
Com a presença dos personagens,
Irons diz a Wesker que não se responsabiliza mais por eles e sai da sala com
passos firmes.
Com o grupo todo reunido na sala
dos S.T.A.R.S., Wesker diz que a equipe bravo foi enviada para as montanhas
Arkley para investigar os casos de assassinos e desaparecimentos que estavam
ocorrendo por lá e perderam o contato com a base.
Disse então que a missão da
equipe alpha agora seria descobrir o que ocorreu com os bravos, resgatá-los e
investigar os crimes ocorridos, que segundo a polícia poderia ser obra de uma
quadrilha de assassinos, assaltantes e estupradores que poderiam estar
abrigados pela floresta ou nas montanhas.
Juntamente com os personagens ,
foram para a missão, o capitão Wesker (líder da equipe) e os policiais Barry
Burton (especialista em armamento), Brad Vikers (Piloto) e Joseph Frost (especialista
em veículos).
Todos embarcaram e poucos minutos
mais tarde avistaram uma fumaça escura saindo de uma clareira. Wesker deu ordem
para Brad pousar em uma clareira um pouco abaixo dela.
A equipe desembarcou e Wesker deu
ordem para Vikers continuar sobrevoando.
Os personagens subiram por uma
trilha estreita por cerca de 60 metros até chegar à fonte da fumaça,
constatando ser realmente o helicóptero dos bravos.
Trevor encontrou pegadas saindo
do helicóptero e imaginou que os bravos saíram correndo, pelo padrão mais “espaçado”
entre uma pegada e outra e pela força com que as mesmas afundavam no solo
úmido. Wesker e Barry foram investigar para ver até onde as pegadas iam.
Melissa por sua vez vasculhou o
helicóptero e notou que a equipe bravo havia deixado alguns equipamentos para
trás, chegando a conclusão de que provavelmente seus companheiros fugiram dali
correndo. Tentando contato pelos rádios, o único que mostrou sinal, foi um que
estava com a antena quebrada. O sinal estava cheio de interferência e não foi
possível transmitir ou receber qualquer informação, porém, podia-se perceber
que alguém falava ao rádio.
Antes que ela pudesse trocar as
antenas com as dos outros rádios, Joseph grita para todos, segurando uma mão esquerda
decepada, com uma luva agarrada a uma beretta 9mm, arma padrão dos S.T.A.R.S.
Antes de qualquer reação, ele foi
atacado por três cérberus sem a menor chance de reação.
Após este fato, teve-se início o
primeiro combate da aventura. Foi novidade para todos os jogadores que não
conheciam o sistema.
Antes do início da luta, todos
fizeram testes de medo pela situação. Melissa não passou no teste e sua
jogadora gastou seu primeiro bene para refazer a rolagem e então passar num segundo
teste (ainda bem que ela tem a vantagem Sorte, que dá a ela um bene adicional).
Iniciado o combate, entre as
ações os personagens ouviam disparos vindos de onde Wesker e Barry estavam. Indicando
que ambos também estavam em combate.
Os personagens também viram Brad sair
e abandonar toda a equipe covardemente.
O primeiro combate rolou de forma
muito interessante. Tratei todos os Cerberus como cartas selvagens para
representar a dificuldade mais elevada que os monstros sempre têm no game ao aparecerem
pela primeira vez.
Mais uns benes gastos e alguns
ferimentos mais tarde, os personagens conseguiram ganhar o combate.
Após o combate, os personagens
ainda tentaram salvar Frost, porém, não foi possível. Dante pegou as munições
que ele carregava e lamentou sua morte.
A equipe ouviu vários rosnados e
percebeu que era hora de fugir.
Neste ponto eu usei as regras de
perseguição (págs 128 e 129 do livro). No início deu uma travada por causa das
regras um pouco diferentes, mas depois a galera pegou o jeito e também fluiu
muito bem.
Vários tiros e investidas dos
animais em meio à perseguição. Achei bem fodinha essa regras. Bem cinematográfica.
Ainda mais o Trevor que já estava com dois ferimentos e teve que fazer os
testes com modificadores negativos.
Cena 02: A Incrível Mansão Spencer
Ainda correndo, os personagens
chegaram à entrada da antiga mansão Spencer, a qual todos acreditavam estar
abandonada.
Antes de entrar e ainda com os
cérberus em seu encalço, os personagens notaram que a porta havia sido
arrombada por um tiro.
Todos conseguiram chegar até o
hall principal da mansão, porém, um dos cérberus conseguiu entrar antes que
eles conseguissem prender a porta.
Enquanto Wesker e Barry seguravam
a porta com o corpo, os personagens participavam do segundo combate, que
venceram sem problemas (por ser apenas um cérberus e ainda assim se tratas de um
extra).
Após esse pequeno combate, no
qual os personagens usaram muito bem a habilidade de agrupar para ganhar bônus
e esfaquear o inimigo, eles tiveram um breve momento para se recompor e se
curar um pouco. Nesta hora, Melissa usou muito bem suas habilidades como médica
de campo e prestou excelentes primeiros socorros em seus companheiros, ganhando
bônus por estar com o kit primeiros socorros.
Os personagens se certificaram
que a mansão não estava abandonada, pois seu interior era impecavelmente bem
cuidado, com móveis muito antigos, porém restaurados e tudo muito limpo.
Antes que eles pudessem relaxar,
uma arma foi disparada do lado esquerdo do hall de entrada e Wesker mandou os
personagens averiguarem enquanto ele aguardava ali com Barry.
Os personagens entraram pela porta
de onde foi ouvido o disparo, abrindo-a furtivamente para não serem notados e
chegaram em uma grande sala de jantar, muito elegante. Olhando para cima puderam
ver uma sacada do segundo andar, com uma estátua segurando uma jóia brilhante
azul que chamou a atenção.
Seguindo para o outro lado da
sala, Dante encontrou uma poça de sangue perto da lareira, bem como umas pegadas
indo em direção à outra porta.
Passando por esta porta, os
personagens andaram por um corredor e chegaram a um bar com um piano. Ao lado
do piano havia o corpo de um funcionário da Umbrella. No bolso do jaleco, havia
um papel com instruções para tocar a música “Moonlight Sonata” e assim abrir
uma passagem (bem como no game essa parte).
Esta parte também foi muito
divertida e a jogadora da Melissa usou sua carta de aventura chamada “Epifania”
que dava a ela uma perícia qualquer que ela não tenha com d6 até o fim da sessão
para aprender a tocar piano. Ela usou a carta e então falou: - Eu detestava quando
minha mãe me obrigava a estudar piano. Mas enfim, serviu pra alguma coisa.
Ela fez um teste para ler a
partitura e passou, no segundo teste, para tocar a música ela errou uma nota e os
personagens ouviram grunhidos vindos do corredor. Logo depois, dois zumbis
entraram no bar, atraídos pelo barulho. Os personagens tentaram verbalizar com
eles sem saber direito o que eram. Eles ignoraram os avisos para não se aproximarem
e então os personagens atiraram contra eles, abatendo-os sem maiores problemas.
Foi o primeiro combate contra os clássicos zumbis.
Depois de tocar a música
corretamente uma passagem se abriu e depois de vencer uma armadilha de maneira
bem criativa os personagens pegaram um medalhão de bronze com uma lua gravada e
o guardaram, ainda sem saber pra que servir.
Voltando pelo corredor, os
personagens foram para o outro lado e encontraram o corpo do policial Kenneth,
integrante da equipe bravo. O ante-braço sem uma mão mostrou de quem era a mão
encontrada perto do helicóptero.
Os personagens então seguiram em
frente e entraram em outro cômodo, onde foram surpreendidos pelo cadáver de um
zelador da mansão, que morreu escondido no armário.
O zelador carregava consigo um
diário no qual contava que foi infectado após a mordida de um cachorro que os
cientistas haviam injetado o vírus. Os personagens ficaram alarmados agora.
No próximo cômodo os personagens
fizeram uma barricada nos pés de uma escada que dava para o segundo andar utilizando
móveis e mataram mais zumbis usando a faca e assim economizando munição. Achei bem
interessante a ideia.
Logo em seguida os personagens
encontraram outra integrante dos bravos. A jovem e doce Rebecca Chambers, que atacou
Dante com uma faca, achando que fosse um zumbi (Dante desviou do ataque bem a
tempo) e então contou que o helicóptero teve uma pane e todos foram obrigados a
pousarem. Contou também que após saírem do helicóptero todos se separaram e ela
acabou presa ali, cercada por zumbis e desarmada.
Por fim, os personagens mataram
mais alguns zumbis, pegaram a jóia azul da estátua, mesmo sem saber pra que
serviria e passaram para o primeiro Boss.
Uma criatura verde e escamosa um
pouco maior que um ser humano, semelhante a um lagarto bípede com garras afiadas
(tá bom, era um Hunter, rsrsrsrsrs...).
Ele vinha acompanhado de dois
cérberus (que eu coloquei só pra dificultar, rsrsrsrs)! Antes da luta, um outro
teste de medo foi rolado e dessa vez Melissa entrou em pânico, saiu da sala e
trancou todos lá dentro. A jogadora de Melissa controlou Rebecca nesta luta. Os
personagens perceberam que o boss carregava junto ao pescoço um colar com uma
jóia vermelha muito parecida com a azul que pegaram na estátua.
Mais uma vez os bônus por agrupar
e regras do “double tape” comeram soltas. Trevor se arriscou agarrando o boss
por traz enquanto Dante atirava contra ele usando o bônus por alvos imóveis. Trevor
aproveitou que o bicho ficou abalado e o jogou no chão e por mais incrível que
possa parecer, ele foi abatido por Rebecca, portando apenas uma faca de
sobrevivência e uma sorte muito grande nos dados. Melissa conseguiu reunir
coragem para voltar a batalha e ajudar a eliminar os cérberus.
Então é isso galera!
Acredito que os jogadores tenham
curtido bastante. Eu particularmente curti muito. Os jogadores trabalharam
muito bem em equipe, fazendo o jogo ficar um pouco mais fácil.
Por mim o SW ta aprovadíssimo
para o cenário de Resident Evil.
Grande abraço a todos e continuem
acompanhando o blog!
Até a próxima!!!
Pedro:
ResponderExcluirA imagem da Rebecca -- até então perdida, apavorada e indefesa -- matando o boss com 3 facadas consecutivas foi o ponto alto!
Coisas de rpg neh Pedro. Rsrsrs...
ExcluirMas isso só foi possível graças ao excelente trabalho em equipe dos jogadores.
Curti muito narrar pra vocês e fazer raiva com o "estado abalado"!
Não vejo a hora de jogarmos a segunda sessão!
Grande abraço e até a próxima!!!