Depois de muito tempo sem se manifestar,
minha querida cidade finalmente organizou um evento de RPG. O evento de nome 1º
Joga Conclave está sendo organizado através Taberna Conclave, que é uma loja
especializada em RPG e cultura nerd em geral, a editora conclave, também
voltada ao mundo nerd e a livraria Saraiva.
O evento ocorrerá no dia 28 de
agosto (domingo) e contará com várias mesas de RPG, boards e card games
variados. O evento promete e
estamos todos muito animados com ele.
Para este evento, levarei uma
aventura para Este Corpo Mortal, a fim de apresentar o jogo para novatos e desentendidos
em geral, com o cenário ainda não definido. Levarei também o Violentina (que
farei a resenha ainda essa semana), RPG de narrativa compartilhada voltado a
filmes like a Tarantino e uma adaptação do game The Last of Us para o sistema
acepção de Terra Devastada. Penso também em levar o Contágio card game, se eu
já estiver recebido o meu até lá, é claro.
Este post, conforme o título será
dedicado à adaptação do The Last of Us, criado especialmente para o evento.
Por que adaptar The Last of Us¿
Porque o jogo é muito foda e
facilmente adaptável para Terra Devastada. Recomendo fortemente o game para todos.
É um dos melhores títulos que tive o prazer de jogar no meu tão querido ps3.
Espero que gostem e façam
críticas.
A HISTÓRIA:
Primeiramente, para quem ainda
não conhece, The Last of Us é um game lançado em junho deste ano, exclusivamente
para o playtation 3 do gênero survivor horror.
A história de The Last of Us tem
início no ano de 2013 quando um fungo conhecido como cordyceps é liberado e
afeta os seres humanos, transformando-os em infectados assassinos.
Esses fungos se espalharam por
todo o mundo e dizimaram grande para da população humana, obrigando os poucos
sobreviventes a viverem em zonas de quarentena.
No game, a história avança vinte
anos após o surgimento deste fungo e apresenta um cenário onde boa parte dos
sobreviventes nasceu após o incidente ou mesmo eram muito novos para se
lembrarem de qualquer coisa do mundo antes surgimento do cordyceps, fazendo-os
terem como ideia de mundo somente o cenário pós-apocalíptico onde passa o game.
FUNCIONAMENTO DO FUNGO:
Ao ser exposto ao cordyceps, o
ser humano exposto começa a passar mal e em no máximo 48 horas o infectado se
transforma.
O fungo se aloja no crânio do
hospedeiro e a partir daí começa a alterá-lo. Os infectados se tornam muito
violentos e atacam qualquer ser humano à sua frente, sem hesitar. Aos poucos,
esse fungo começa a crescer e se expandir para fora do corpo, levando-os a
outros estágios de evolução do fungo, que serão tratados mais adiante.
O infectado transformado perde
suas emoções e sua inteligência, sendo capazes de no máximo usarem armas brancas
e mesmo assim, comente no primeiro estágio da infecção.
Os esporos são visível e se
concentram em áreas específicas e esparsas. Quando passar por estas áreas, os
personagens devem utilizar máscaras de oxigênio ou serão infectados.
A outra maneira de se transmitir
o corpyceps é sendo mordido por um infectado.
Os infectados decorativos seguem
um padrão parecido com os zumbis do Terra Devastada, com algumas alterações:
Ø 3d
para morder; 2d para agarrar, golpear, perceber, caçar, correr e perseguir; golpes
de sorte para ações simples. Altere se necessário.
Ø Os
estaladores têm +1d adicional para morder; proteção “+1d” na cabeça (devido ao fungo expandido através
do crânio); são cegos e têm +1d adicional para ouvir (devido à audição
apurada).
Ø Os
vermes têm +2d adicionais para golpear; proteção adicional “+2d” no corpo
inteiro (devido à sua carapaça de fungos); -1d para correr e perseguir; ele
também dispara esporos ácidos contra os personagens a uma distância curta. Esses
esporos causam dano e podem vir a infectar personagens que fiquem expostos por
pelo menos três rodadas ou um minuto fora de combate.
NOTA: diferente de cenários de apocalipse zumbi, a morte do ser
humano mordido não o faz retornar como um infectado. Ou seja. Se ele morrer,
morreu!
TIPOS DE INFECTADOS:
Os infectados no cenário são
separados por tipos e cada tipo representa um estágio da infecção. A diferença
entre os estágios é relativa ao tempo em que os infectados estão dominados pelos
fungos.
A nomenclatura atribuída a cada
um deles varia de acordo com a região, pois os sobreviventes não têm contato
com outros sobreviventes distantes para estabelecer uma nomenclatura oficial,
contudo, utilizaremos aqui a nomenclatura adotada pelo game.
![]() |
Corredor |
No primeiro estágio da infecção,
o fungo ainda está no interior do crânio do hospedeiro ou já começando a
rachá-lo e se expandir para o exterior da cabeça do infectado. Esses infectados
são conhecidos como Corredores (Runners) e ainda conservam as características
físicas que tinham antes de serem expostos ao fungo. Eles são conhecidos como
corredores porque sempre que percebem a presença de humanos, correm em linha
reta em direção a eles, ignorando completamente quaisquer obstá
culos entre
eles. Não têm instinto de defesa, sendo incapazes de desviarem de ataques,
fugirem ou se defenderem de qualquer forma.![]() |
Estalador |
No segundo estágio da infecção, o
cordyceps já se expandiu rachando a parte superior do crânio do infectado e estourando
as órbitas de seus olhos, deixando-os completamente cegos. Os fungos expandidos
também agem como uma carapaça que protegem esses infectados de ataques contra
as áreas protegidas. Os dentes destas criaturas também são modificados e suas
mordidas carregam várias bactérias nocivas ao organismo humano, podendo inclusive
levá-los a morte. Por serem completamente cegas, estas criaturas conhecidas
como Estaladores (Clickers), têm sua audição bastante aguçadas. Neste estágio,
os estaladores já apresentam fungos crescendo em pequenos montes esparsos
espalhados pelo corpo.
![]() |
Verme |
Chegando ao terceiro e último
estágio de evolução do cordyceps, temos os Vermes (Worms). Neste estágio, o
cordyceps já tomou conta de todo o corpo do hospedeiro, deixando-o
irreconhecível como algo que um dia foi um ser humano. A partir deste ponto,
esta criatura grotesca se torna lenta, porém muito mais mortal. Os vermes
expelem esporos ácidos que causam danos e podem inclusive infectar pessoas que
ficarem expostas por mais tempo. Os fungos em seu corpo lhe formam uma grossa
carapaça que lhe confere maior proteção contra dano e sua força também é
extremamente ampliada.
NOTA: no game, os clickers matam com uma única mordida e os worms
matam com um único ataque físico. No RPG, isso pode se tornar demasiadamente
apelativo, portanto, utilizem este aspecto da forma que acharem mais interessante
para a narração.
A SOCIEDADE PÓS-APOCALÍPTICA EM THE LAST OF US:
Após o cordyceps se espalhar em
escala global, a sociedade como conhecemos caiu por terra. O governo deixou de
existir, o dinheiro passou a não valer mais nada e os pilares da sociedade foram
extintos.
Contudo, o ser humano sempre
viveu em sociedade e isso faz parte do instinto de cada um. Dada a situação
caótica de um mundo pós-apocalíptico, os seres humanos tiveram que formar novas
e precárias sociedades. As principais vistas nos cenários são:
![]() |
Os militares em um toque de recolher violado |
OS MILITARES:
O exército cercou áreas livres da
infecção, formando várias zonas de quarentena. Estas zonas são os locais mais seguros
para se viver, contudo, são mantidos através de leis extremamente rígidas. A comida
nesses lugares e sempre escassa e dividida entre os sobreviventes. Toques de
recolher devem sempre ser respeitados e a violação dos mesmos pode ser punida
com a morte. Qualquer sinal de infecção detectada pelos militares, também
resulta na execução do infectado. Mesmo que ainda não apresente qualquer
sintoma da infecção.
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A líder dos Vaga-lumes |
![]() |
O emblema dos Vaga-lumes |
OS VAGA-LUMES:
Os vaga-lumes constituem uma
espécie de resistência mais direta ao cordyceps.
Eles são tidos como
terroristas pelo exército e vivem sempre em conflito com eles. Alguns inclusive
acreditam que eles foram responsáveis por espalharem o fungo pelo mundo. Por diversas
vezes, os vaga-lumes invadem zonas de quarentena em busca de suprimentos.
Os vaga-lumes vivem em
instalações mais precárias que dominam, reforçam a segurança e se instalam.
Existem alguns cientistas entre
os vaga-lumes que ainda pesquisam uma possível cura. Eles são subversivos e
vivem em sociedades menos organizadas e seguras. Prezam pela liberdade que não
podem ter nas zonas de quarentenas.
OS CAÇADORES:
Os caçadores formam a menor e
menos expressiva sociedade do cenário. Eles são desorganizados e vivem apenas
com o objetivo de sobreviver ao mundo pós-apocalíptico, dia após dia.
Vivem basicamente da caça e olham
somente para os seus. Alguns grupos são bastante unidos, como verdadeiras
famílias, outros estão juntos apenas por conveniência.
Eles geralmente vivem em locais
isolados e distantes, contudo podem ser encontrados por todo o mundo, podendo
também ser nômades.
Alguns grupos de caçadores são
pervertidos, estupradores, pedófilos e etc... Alguns inclusive têm hábitos
canibais, caçando seres humanos em épocas de maior escassez de alimentos.
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Bem galera, é isso!
Espero que tenham gostado. Este é um dos jogos que lavarei para o evento que promete ser muito legal. Até semana que vem eu postarei mais informações sobre os outros jogos.
Espero que tenham gostado. Este é um dos jogos que lavarei para o evento que promete ser muito legal. Até semana que vem eu postarei mais informações sobre os outros jogos.
Mais uma vez recomendo que joguem este game fantástico.
Um grande abraço a todos e até a próxima!
Resenha do Terra Devastada: http://caminhodasebe.blogspot.com.br/2014/09/terra-devastada-resenha.html
Resenha do Terra Devastada: http://caminhodasebe.blogspot.com.br/2014/09/terra-devastada-resenha.html
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