Estou aqui hoje
trazendo para vocês uma humilde resenha (ainda que muito atrasada) do
foderástico Abismo Infinito, criado pelo brazuca John Bogéa, criador do também
foderástico Terra Devastada, que em breve terá uma merecida resenha neste blog.
O livro é distribuído pela nossa querida Retropunk.
O jogo foi lançado em julho de
2012 e estou trazendo a resenha agora, mesmo após um ano de seu lançamento, por
dois motivos principais. Primeiramente, porque como sou apaixonado por RPG, não
poderia em momento alguns privar os leitores que ainda não conheceram o jogo te
terem pelo menos um gostinho do que poderão encontrar neste livro maravilhoso.
O segundo motivo, é que no último domingo deste mês, dia 29 de setembro,
teremos aqui em Juiz de Fora o 2º Joga Conclave, evento de RPG que teve início
mês passado na Livraria Saraiva do Shopping Independência e rendeu resultados
positivos a ponto de tornar-se um evento mensal. Para este evento, levarei o
meu Abismo Infinito para apresentá-lo para quem se interessar.
Sem mais delongas, segue a
resenha. Espero que gostem da resenha e principalmente desse jogo, que é sem
dúvida uma preciosidade criada por um brasileiro.
Tendo sua primeira versão
desenvolvida em 15 dias para o concurso de game design “Faça Você Mesmo” da
Editora Secular Games, em fevereiro de 2011, Abismo Infinito, um Jogo Narrativo de Horror no Espaço, como nos é
apresentado pelo próprio autor, começa a nos seduzir desde a capa, que nos
mostra o talento e o bom gosto do mesmo.
O formato quadrado (21 cm x 21
cm) dá um toque luxuoso e diferenciado ao livro. A capa traz a ilustração do
crânio de um argonauta dentro de uma roupa espacial, vagando pelo espaço, sem
vida. As cores e tons também são muito bem trabalhados e seguem os padrões das
páginas internas do livro. No verso, o livro traz o seguinte texto: “Um jogo
narrativo de terror psicológico em que os protagonistas são astronautas
envolvidos em uma trama de pesadelos lúcidos enquanto enfrentam manifestações
de seus próprios medos nas profundezas do espaço”. Este texto nos dá uma boa
ideia, mesmo que de forma bastante simplificada do que esperar no livro. A capa
dura e a indicação 18+ devida ao horror termina o conjunto da obra nos
arrebatando e deixando muito curiosos ainda sem sequer ter aberto o livro.
O livro tem 112 páginas,
divididas em quatro capítulos apresentam todas as informações necessárias para
se jogar.
O livro, segundo o autor, com o
cenário inspirado no poema Nêmesis, do grandioso escritor H. P. Lovecraft inicia
com um mapa da Via Láctea, com todo o universo catalogado pelo ser humano e segue
para uma HQ introdutória de apenas seis páginas que nos dão mais uma prévia do
que está por vir.
O Capítulo I – Expedições ao Infinito, faz a imersão do leitor para o
cenário nos apresentando um mundo já no quarto milênio, quando a escassez de
recursos nos leva a explorar lugares cada vez mais distantes em busca do que
destruímos ao longo de milênios de existência. Este capítulo, além de nos
ambientar, já deixa a cabeça de qualquer um “pipocando” de idéias. É uma
verdadeira enchente de informações.
Este capítulo fala bem sobre a
era da viagem espacial e as explorações intergalácticas, que foram
possibilitadas através da criação dos motores de dobra espacial, permitindo ao
ser humano alcançar lugares antes impossíveis.
Aqui também nos é apresentada a Iniciativa Cronos, responsável pela
pesquisa, mapeamento, mapeamento e desenvolvimento de programas espaciais e
missões de exploração pela Via Láctea, buscando principalmente planetas
potencialmente habitáveis e recursos naturais.
Em seguida o autor explana sobre
os tipos de missões, estações espaciais, cruzadores intergalácticos, o motor de
dobra espacial e as unidades de inteligência artificial (nomos e talos).
A hibernação criogênica também é tratada neste capítulo, nos apresentando
suas funções e perigos, que afetam diretamente a mente dos argonautas.
O próximo assunto tratado neste capítulo
são as autoctônias, planetas potencialmente habitáveis, porém que necessitam
passar pelo processo de terraformação, que tem o objetivo de criar uma biosfera
planetária que imite a Terra em outro planeta, modificando sua geologia até
transformá-lo em um ecossistema sustentável para os seres vivos terrestres.
Logo em seguida, são apresentados
todos os lugares catalogados pela Via Láctea, informando as particularidades e
perigos de cada um deles. Aproveitando o gancho, o autor fala sobre vários
assuntos interessantes para serem explorados durante as sessões de jogo, como a
teoria dos pré-humanos, sítios xenoarqueológicos, pirâmides ancestrais, a
origem do universo, a origem da vida e etc, nos levando até a Febre do Espaço, uma doença contraída
através de longos períodos de hibernação criogênica, na qual os argonautas
começam a sofrer constantes alucinações com representações de seus medos mais
sombrios e apavorantes, levando-os a terem pesadelos lúcidos e perderem aos
poucos a capacidade de diferenciar realidade de sonho.
Este capítulo termina com uma
breve explanação sobre a sociedade e a vida na terra no quarto milênio.
Chegando ao Capítulo II – Caindo no Abismo, este nos explica nos mínimos
detalhes o que é jogar abismo infinito, além de apresentar as explicações básicas
sobre o que é RPG, os materiais necessários para se jogar, os tipos de
personagens, o Mestre do Espaço (narrador) e a experiência de se jogar Abismo
Infinito.
Toda a premissa básica do jogo
propriamente dito é tratada neste pequeno capítulo.
No final do capítulo, o autor
apresenta uma lista imensa de referências e inspirações de diversas mídias diferentes,
como filmes, séries, pessoas e livros. Tudo para nos ambientar e aumentar a gama
de possibilidades dentro das sessões de jogo.
No Capítulo III – Gênese e Resolução apresenta o sistema de regras do
jogo, iniciando pela criação dos personagens, chamados de argonautas de
divididos entre dez cargos específicos: Astrogeólogo, Cosmólogo, Criptólogo,
Engenheiro, Exobiólogo, Médico, Navegador, Psicólogo, Segurança e Videomaker. Cada
um com sua função distinta em meio à tripulação as Argos (cruzadores
galácticos).
O sistema de regra é muito bem
amarrado e simples de aprender, porém não tão simples para se narrar. As mecânicas
podem parecem um pouco confusas a princípio para quem não está habituado com o
gênero, porém, logo todos pegam o jeito da coisa e o jogo começa a fluir muito
bem.
O capítulo é bastante completo. Após
tratar da criação dos personagens, que é dada de forma bastante rápida e
intuitiva, na qual o jogador precisa apenas escolher um nome, um cargo, criar
uma citação, um medo particular (algo íntimo e psicologicamente terrível, que
represente um grande pavor com o qual tem dificuldade de lidar), criar entre 1
e 6 âncoras (coisas, situações, pessoas, lugares ou qualquer outra ligação
emocional com a Terra que seja capaz de motivar o argonauta a vencer seus medos
para um dia retornar) e distribuir os pontos ganhos com as âncoras entre
Sonolência e Medo particular, o capítulo ensina as outras mecânicas diversas de
resolução de conflitos e então parte para uma breve, porém detalhada explicação
auxiliando na organização e resolução de cenas.
Em seguida são tratadas as
manifestações dos medos dos argonautas, onde os medos tomam formas e surgem
para acabar com os personagens. A mecânica do poder das manifestações é bem
simples e funciona muito bem, permitindo inclusive criar situações e criaturas
bizarras combinando os medos de dois ou mais personagens.
Por fim, o capítulo fala sobre os
fenômenos espaciais, nomos e talos. Os fenômenos espaciais dificultam muito a
vida dos argonautas, com efeitos que geram desvantagens das mais diversas.
Nomos e Talos são formas de inteligência artificial que acompanha os
personagens durante suas expedições. Nomos são computadores de bordo
responsáveis pela estrutura dos Argos (cruzadores), Talos são andróides
responsáveis pelo bem-estar da tripulação.
Por fim, chegando ao Capítulo IV – Conduzindo o Pesadelo, é
dedicado ao mestre do espaço e conta com dicas muito valiosas para narradores
conduzirem as sessões de Abismo Infinito. Neste capítulo são abordados vários
temas essenciais para o melhor aproveitamento do cenário, desde a narração das
manifestações e ilusões, até a criação de cenários próprios, usando outras
temáticas, passando por dicas para dosas terror e horror e elementos
específicos do horror cósmico.
Após estas dicas, nos é
apresentado um modelo proposto pelo autor de criação de aventuras em três
fases, sendo a Fase 01: Despertar,
responsável por criar o terror e o medo e estimular a curiosidade dos
personagens após acordarem da hibernação criogênica. Na Fase 02: Pesadelo, o horror é colocado em prática e as descrições
bizarras torcem os cérebros dos personagens. Por fim, na Fase 03: Redenção os personagens têm uma chance, ainda que remota
de livrarem-se de todo esse pesadelo e retornarem para suas casas na terra, contudo,
para isso precisarão vencerem seus medos mais obscuros e bizarros, passando por
provações de coragem e enfrentando os medos dos outros protagonistas e então
retornarem para casa.
Terminando o capítulo (e o
livro), nos é apresentado um cenário predefinido de nome Autoctônia 66, com uma
aventura introdutória e várias formas de abordá-la.
Então galera, é isso. Abismo
Infinito é um excelente RPG!
As sessões de jogo são
imprevisíveis, tanto para os jogadores quanto para o narrador, já que este
direciona as cenas de acordo com os medos propostos por cada jogador, brincando
de várias maneiras com seus piores temores.
É um RPG muito indicado também
para se narrar em eventos, uma vez que a preparação por parte do mestre é mais
conceitual antes do início da sessão de jogo, que vai se moldando de acordo com
os medos e as ações de cada jogador.
Jogar Abismo Infinito é muita
diversão e surpresa garantidos. Não deixem de conferir. Abaixo, deixo para quem
se interessar, vários links com ótimas postagens relativas ao jogo.
Espero que tenham gostado. Um grande abraço e até a próxima!
Espero que tenham gostado. Um grande abraço e até a próxima!
Links:
http://filhosdagehenna.blogspot.com.br/
Blog Filhos da Gehenna, com bastante conteúdo de qualidade para Abismo Infinito,
entre outros sistemas e cenários.
https://www.youtube.com/watch?v=5oo0_2l3vM8
Botequim dos Jogos Episódio 21: Dissecando Abismo Infinito. Canal do YouTube
com muita conversa via hangout sobre RPG. Neste episódio o assunto alvo é o
livro em questão e conta com a participação do autor John Bogéa tirando algumas
dúvidas sobre vários aspectos do jogo.
https://www.youtube.com/watch?v=LLtLgfNOxGw
Vídeo com playeste gravado de Abismo Infinito com Eduardo Caetano.
http://retropunk.net/store/abismo-infinito/32-abismo-infinito-livro-de-regras.html
Venda do livro no site RetroStore. O livro vem com escudo do mestre e cd com
música ambiente.
http://caminhodasebe.blogspot.com.br/2013/02/cronica-elisium-relato-de-sessao_14.html
Relato de sessão de jogo. Narrado por mim para alguns amigos.
http://retropunk.net/store/abismo-infinito/42-abismo-infinito-hq-introdutoria.html
Download gratuito da hq introdutória do Abismo Infinito.
http://retropunk.net/store/abismo-infinito/26-abismo-infinito-a-caixa-dourada.html
Aventura A Caixa Dourada, criada para Abismo Infinito.
http://retropunk.net/store/abismo-infinito/22-abismo-infinito-musica-ambiente.html
Download gratuito de música ambiente.
http://retropunk.net/store/abismo-infinito/18-abismo-infinito-quick-start.html
Download gratuito do quick start de Abismo Infinito.
http://pontosdeexperiencia.blogspot.com.br/2012/07/resenha-abismo-infinito-horror-pessoal.html
Resenha de Abismo Infinito feita pelo blog Pontos de experiência. Resenha muito
bem feita e bem mais caprichada!
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