sábado, 7 de dezembro de 2013

Mago: o Despertar para Savage Worlds - Mecânicas principais - Versão beta!

Fala galera!

Dando continuidade para minha série de adaptações dos cenários do novo Mundo das Trevas para o sistema de regras do nosso querido Savage Worlds, deixo com vocês agora a primeira parte da adaptação para o excelente Mago: o Despertar.

Espero que gostem!

domingo, 1 de dezembro de 2013

Adaptando Supernatural e afins para Savage Worlds - Algumas dicas!


Fala galera!


Como o título da postagem já anuncia, vou falar um pouco sobre adaptações da série sobrenatural, bem como jogos afins para Savage Worlds. Embora esta matéria aborde adaptações para o Savage Worlds, as ideias aqui presentes podem ser utilizadas com praticamente qualquer sistema de regras.

Primeiramente, o que desencadeou esta postagem, foi uma pergunta que um de meus colegas do facebook fez. Este colega, após ler minha adaptação de Vampiro: o Réquiem, perguntou como ficaria uma adaptação do mesmo sistema para campanhas utilizando o cenário de Sobrenatural. A princípio eu disse pra ele que era muito simples, bastava utilizar personagens humanos comuns e utilizar alguns monstros e uma boa história de fundo. Falei também que era bem fácil até pelo sistema já apontar vários monstros prontos e a conversa ficou por aí.

Algumas horas depois eu refleti sobre o conselho que havia dado e comecei a me perguntar coisas como: É só isso mesmo? Será que se resume só a isso? É realmente fácil assim?, entre outras.

E enfim cheguei à conclusão de que sim, era aquilo! Mas claro, não só aquilo. Percebi que a fórmula que eu havia passado servia para duas coisas. A primeira delas é construir one-shots e a segunda é montar uma campanha enfadonha e fadada ao fracasso, na qual os jogadores se reuniriam todas as sessões para enfrentar "o monstro da semana". 

Para one-shots tudo bem, pois nesses modelos não é necessário preparar um enredo muito detalhado, tampouco pensar em como a história irá se desenvolver a partir daí e etc, contudo, para campanhas longas esta fórmula simplesmente não serve.

Então como fazer para conduzir uma boa campanha? O que fazer? O que não fazer?

Estas perguntas certamente serão respondidas por vários narradores de formas muito diferentes. O meu ponto de vista a respeito do assunto vocês lerão abaixo. Espero que gostem...