quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Old Dragon - Resenha!

As duas capas do livro!
Fala galera!

Trazendo para vocês mais uma resenha muito atrasada que dada a qualidade do material, não poderia ser deixada de lado.
Fiz esta resenha primeiramente porque o livro é muito bom. Simples e direto, nos dando um gostinho das primeiras edições do D&D. Esta resenha também foi feita para o evento Joga Conclave do mês de setembro.
Espero que gostem.

Old Dragon, feito por Antônio Sá Neto e Fabiano Neme e lançado em novembro de 2010 pela Redbox Editora, este pequeno livro vermelho de capa flexível com uma arte de capa muito bem feita pelo Dan Ramos e muito bem escolhida para a proposta do livro traz em sua capa a indicação: “Regras para jogos clássicos de fantasia” e no verso nos apresenta a premissa do livro: “Os Velhos Dragões estão de volta!
Volte aos tempos de fantasia clássica dos role-playing games em um mundo de espadas, magias, monstros e perigosas aventuras, com regras simples e rápidas que dão o tom de verdadeira diversão. Crie seu aventureiro, escolha seu equipamento e prepare-se para ganhar riquezas, fama e glória!”
O livro é pequeno e tem aproximadamente 160 páginas, divididas entre 9 capítulos e 6 apêndices. Ele se inicia com uma breve Introdução explicando o que é RPG e do que se trata um RPG Old School. Neste pequeno texto, os autores nos informam a premissa de um jogo old school, explicando que o sistema preza pelo divertimento em detrimento das regras e que em muitos casos o mestre deverá improvisar regras para resolver situações que muitas vezes o livro não informará regras específicas, como característica dos antigos D&D.

O Capítulo I – Atributos explica em detalhes tudo o que é preciso saber sobre os seis atributos básicos utilizados no sistema (Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma). Este capítulo conta com várias tabelas mostrando como cada atributo altera a mecânica de jogo em cada personagem e especificamente em cada classe. Estas tabelas já mostram como as mecânicas de jogo serão tratadas de forma diferente para cada classe, dando um aspecto mais único para cada uma delas.

No Capítulo II – Raças, as quatro raças básicas (Humano, Anão, Elfo e Halfing) presentes no livro nos são apresentadas. Cada raça traz suas descrições mais importantes, bem como seus modificadores raciais a serem aplicados para o jogo. O capítulo é bem pequeno e direto.

O próximo capítulo, o Capítulo III – Classes fala tudo o que é necessário saber sobre as quatro classes básicas do livro: Clérigo, Homem de Armas, Ladrão e Mago. Neste capítulo nos são apresentadas além das regras em si, várias tabelas para a progressão do nível 01 ao 20. Cada classe básica descrita neste capítulo possui especializações, que variam de acordo com a tendência do personagem e podem ser escolhidas a partir do 5º nível de personagem. As especializações dão um ar mais diferenciado e “profissional” para cada classe. São elas: Druida (Neutro) e Cultista (Caótico) para Clérigos; Paladino (Ordeiro), Guerreiro (Neutro) e Bárbaro (Caótico) para Homens de Armas; Ilusionista (Neutro) e Necromante (Caótico) para Magos; Ranger (Ordeiro), Explorador (Ordeiro), Bardo (Neutro) e Assassino (Caótico) para Ladrões.

No Capítulo IV – Subatributos são mostradas as regras para a construção dos mesmos. São eles: Pontos de Vida (PV), Classe de Armadura (CA), Bônus de Ataque (BA), Jogadas de Proteção (JP), Idiomas e Alinhamentos. Bem objetivo também este capítulo.

O Capítulo V – Equipamentos apresenta, como o nome já diz, os equipamentos do jogo. Desde armas e itens mundanos até itens e serviços mágicos. Com tabelas de fácil entendimento.

Chegando ao Capítulo VI – Aventurando-se são abordadas outras regras básicas do sistemas, como capacidade de carga, movimentação, exploração, luz e visibilidade, portas, armadilhas e contratação de ajudantes. Leitura bem tranquila e de fácil entendimento também.

No Capítulo VII – Combate as mecânicas para combates são apresentadas. Desde o básicão até as regras complementares. Aqui são mostradas as regras de surpresa, iniciativa, ataque, fogo, queda, afogamento, veneno, ácido, dano, recuperação e muitas outras, com várias tabelas de modificadores a serem aplicados quando necessário.

O capítulo VIII – Magia inicia com regras envolvendo a magia. Primeiramente ele faz a diferenciação de Magias Arcanas (aprendidas por meio de estudo e pesquisas por magos) e Magias Divinas (concedidas por divindades aos clérigos). Depois disso vem um texto ensinando como lançar magias e outro mostrando como se anula uma mágica com uma contramágica. Depois um parágrafo falando sobre a Resistência a Magia (RM) e então tem início uma lista com mais de 150 magias, divididas entre arcanas e divinas, com níveis que variam de 1º a 7º círculos para magias divinas e de 1º a 9º círculos para magias divinas. As magias são bem explicadas e de fácil entendimento, embora algumas ainda possam causar dupla interpretação.

Por fim, o último capítulo do livro. O Capítulo IX – Seção do Mestre é um guia muito bom para quem for se prontificar a narra Old Dragon para os amigos. Ele inicia com um texto com dicas para conduzir uma narrativa old school e segue falando sobre evolução de personagens e tesouros, com tabelas de armas e itens mágicos. O capítulo termina com uma lista com mais de 70 monstros e animais para o mestre usar em suas aventuras e desafiar os jogadores.

Os 6 apêndices ao final do livro tratam-se de guias para facilitar as consultas no livro. São listas como glossário, índice de magias, monstros e etc...
Então galera. O livro é muito bom e o preço está bem em conta. Apenas este livro é necessário para se jogar e as sessões de jogo com Old Dragon são muito divertidas.
Recomendo fortemente, não só o manual básico, mas toda a linha Old Dragon.
É isso galera. Espero que tenham gostado. abaixo, deixei alguns links legais sobre Old Dragon. 
Um grande abraço a todos e até a próxima!


Links:
http://redboxeditora.com.br/loja/ Loja Redbox, para adquirir seu exemplar do livro, bem como vários outros suplementos e acessórios.

http://olddragon.redboxeditora.com.br/ Lista de downloads gratuitos para Old Dragon, com muito material, como aventuras, suplementos e etc...

http://caminhodasebe.blogspot.com.br/2013/02/o-forte-das-terras-marginais-old-dragon.html Postagem sobre a aventura O Forte das Terras Marginais, primeira aventura lançada pela Redbox para a linha Old Dragon.


http://caminhodasebe.blogspot.com.br/2013/02/a-cripta-do-terror-old-dragon.html Postagem sobre a aventura A Cripta do Terror, segunda aventura lançada pela Redbox para a linha Old Dragon.

4 comentários:

  1. A unica duvida que ainda tenho é se ele explica direitinho como montar a ficha de personagens.. é a unica coisa que me atrapalho em todos sistemas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Vinícius. No Old Dragon é bem tranquilo para montar a ficha de personagem. Inclusive, o Apêndice 1 "Criação de Personagem em 10 Passos" tem um resumão para a criação de personagens com indicação das páginas para consulta e etc...
      De qualquer forma, qualquer dúvida a galera do grupo no facebook, lista de discussão e afins têm muita boa vontade para tirar qualquer dúvida!
      Obrigado por ter lido e continue acompanhando!

      Excluir